Plano de Saúde e Portabilidade: Entenda mais sobre esse assunto que é um direito do cliente
6 de fevereiro de 2024Planos de Saúde: Reajuste de preço em 2024 pode ser maior que o de 2023
27 de fevereiro de 2024Hoje, Roberto Dropa é um dos nomes melhores sucedidos na área de planos de saúde. Trabalhando na empresa da esposa, Fraternity Seguros, Dropa é corretor líder, mas a sua história não começou assim. “Antes eu atuava como técnico bancário no HSBC Brasil. Depois de alguns anos na empresa, em 2010, já estava sentindo que, profissionalmente, tinha absorvido todos os aprendizados e oportunidades por lá. Acabei recebendo o convite de um colega para conhecer então o mercado de seguros. Não pensei duas vezes”, diz.
E foi um processo rápido: “Em questão de poucos meses iniciei um empreendimento voltado para a venda de seguros de saúde. Era um campo interessante e bastante desafiador, mas como todos os começos, foi uma experiência difícil. É complicado montar a credibilidade de uma nova empresa do zero. Somente em 2018, depois de sete anos de negociação com duas grandes empresas, que conseguimos fechar dois contratos significativos no mesmo ano. Isso resultou em mais confiança para a equipe e melhorou a nossa credibilidade no setor”, conta.
Depois de alguns anos na empresa anterior, Dropa decidiu assessorar diretamente a esposa, proprietária da Fraternity, sendo o responsável técnico da empresa. “Queria a companhia da minha esposa nessa aventura de empreendedorismo. Com tantos anos de experiência e contatos, conseguimos estruturar a Fraternity rapidamente e já temos uma boa carteira de clientes”, afirma.
Ao longo de doze anos de jornada profissional, Dropa enfrentou diversas crises do sistema de saúde privado, além da pandemia de Covid-19. Atualmente, o mercado dá sinais claros de insustentabilidade, com fusões gigantescas, verticalização de rede credenciada de hospitais e laboratórios, além de maior rigor das companhias para integrar ou mudar os beneficiários de planos de saúde.
“Hoje em dia, está mais difícil do que nunca conseguir ser aceito em um novo plano de saúde. Idosos e pessoas físicas tendem a sofrer mais para serem aceitos por conta do alto grau de risco na representação de usos emergenciais, exames e cirurgias. Assim, as opções para esse grupo ficam mais restritas. O caminho mais aceito atualmente é contratar um plano de saúde “através de CNPJ”, recomenda.
“Diante de um cenário difícil destes e da pouquíssima orientação que o nosso trabalho se faz necessário. Arranjamos toda a papelada, lidamos com a burocracia e facilitamos os contratos para os clientes que nos procuram. Temos parceria com as principais redes de seguro saúde do país e agilizamos o processo, tentando evitar a carência sempre que possível”, afirma Roberto.
Para o especialista, o futuro será ainda mais complicado graças aos déficits bilionários que as grandes seguradoras encaram a cada ano fiscal. A inflação médica está alta, os medicamentos recebem cada vez mais impostos e os reajustes anuais deverão ser mais agressivos. “A perspectiva para os próximos dois anos é de bruscas mudanças no mercado e muitas incertezas que não conseguimos prever. Mesmo assim, estamos trabalhando com otimismo e tentando trazer soluções eficazes para mantermos bons resultados”, prevê.
Ainda assim, Roberto não pretende desistir. “Foram muitos anos de suor, tentativas, batalhas. Hoje estou mais motivado do que nunca. É um prazer ajudar a minha esposa na Fraternity, além de conseguir transformar a vida dos nossos clientes. Saúde é o nosso bem mais precioso e temos que cuidar disso com zelo e atenção. Meu propósito é garantir que os clientes que me procuram para intermediar os contratos tenham essa segurança garantida pelo maior tempo possível. Sou grato pelo sucesso e pelas ótimas histórias que realizamos até então”, finaliza.
Sobre Roberto Dropa
Roberto Dropa é corretor de seguros há 12 anos, nesse tempo adquiriu muito prestígio no mercado atuando no segmento de planos de saúde. Após cinco anos de intenso esforço e trabalho conseguiu fechar o seu primeiro grande contrato com o Grupo A Educacional (no ano de 2017), uma rede de escolas que possui 4 colégios particulares e 10 unidades CEI’S em parceria com a prefeitura de São Paulo/SP.
No ano de 2018 fechou outro grande contrato com a FUNDAÇÃO S.O.S PRO-MATA ATLÂNTICA, a maior ONG do Brasil que atua na promoção de políticas públicas para conservação da Mata Atlântica. Hoje é responsável técnico da Fraternity Seguros, que possui mais de 3.000 contratos de planos de saúde ativos em sua carteira (sendo de pequenas, médias e grandes empresas).